O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

quarta-feira, outubro 18, 2006

União Ibérica

In Público http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1273741&idCanal=90

Já o célebre filósofo português Agostinho da Silva dizia que tal união seria o melhor para ambos os países, mas teria que ser uma união dando o espaço de soberania quer a Portugal, quer às diversas regiões espanholas como a Andalúzia, Catalunha, Galiza ou País Basco.

Não creio que as tabuletas devessem ser traduzidas. E quanto à capital, deveria haver duas "capitais": Lisboa e Madrid mas o poder seria desta vez muito mais repartido por várias regióes soberanas com a sua própria cultura e espaço de liberdade.
E tentaria então promover uma boa gestão das culturas ibéricas, de recursos e de povos e línguas.
Quanto ao nome faria sentido Ibéria e não Espanha ou Portugal como é óbvio.

Provavelmente por este caminho, unidos por um espírito cultural e do povo (e não tanto económico ou político) seria também aplicado à Europa, ou a algumas zonas conflituosas do Médio Oriente, como a utopia mais desejável. Algo semelhante aos Estados Unidos.

Sem comentários: