O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

sábado, novembro 18, 2006

Verdade(s) Inconvenientes(s)

Planeta

A verdade de cada um é apenas um pedaço da Verdade. Ninguém por si só tem o poder de ter toda a verdade.
A busca da verdade, é um caminho de encontro da consciência de cada um com a consciência do Outro e de todas essas consciências com uma consciência maior, seja ela social, filosófica, ecológica ou espiritual. Juntando a verdade de cada um a outras verdades, talvez possamos estar mais perto dessa Verdade maior, mais perto de uma consciência mais universal, capaz de preservar o Planeta Terra.


Partindo desta postura, quanto à questão do que pode ser o não a Verdade, ou se o aqui irei escrever, corresponde em absoluto à verdade, ou melhor ainda, a uma Verdade absoluta; quero assumir com humildade que esta é apenas uma visão que procura contribuir com o coração, para a reflexão e para a acção em defesa do ambiente e da casa comum que todos habitamos.
O projecto "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore (ex-vice-Presidente dos EUA), é apenas um das muitas verdades actuais sobre o tema das alterações climáticas. Num formato de conferência, documentário, livro, site, blog, etc, é uma acção que tem sido amplamente divulgada pelos media, um pouco por toda a blogesfera, e não quero por isso debruçar-me em particular sobre esta iniciativa que tem os seus méritos, e teve inclusivé aqui neste mesmo blog, um destaque sobre as acções que todos podemos tomar.
A partir da referência a essa(s)verdade(s) inconveniente(s) procurarei reflectir, ou enfocar mais sobre as possíveis soluções, do que sobre a realidade dos problemas. Caminhos que apontem direcções, que iluminem as nossas consciências sobre que rumo podemos tomar.
Neste momento presente existem algumas verdades inconvenientes que me levam a questionar o rumo que estamos tomando no Mundo actual.
As alterações climáticas fazem parte dessas verdades indesmentíveis. Este é um tema que toma parte nas nossas vidas de forma cada vez mais evidente, mais presente. Os fogos que nos cercam durante o Verão, com as temperaturas cada vez mais elevadas (de lembrar que ano passado tivemos as temperaturas mais elevadas das últimas décadas), as chuvas que invadem as nossas casas, em cada Inverno que passa.
Não são apenas os estudos, o relatório Stern, a Convenção Mundial (ONU) mundial para o Protocolo de Quioto, as recomendações de organismos internacionais, a investigação científica, ou mesmo as profecias de várias tradições espirituais (ex: calendário Maia) ou de alguns místicos do nosso e de outros tempos (ex: Nostradamus); o que nos alerta e denuncia esta verdade inconveniente está á vista de todos. Vivemos na pele as consequências de décadas de destruição da natureza, da incúria, da falta de modelos de ordenamento, de defesa e de respeito pelo nosso ecossistema.

» Uma em cada seis pessoas no mundo vive em condições de pobreza extrema, não tendo acesso a medicamentos nem à educação básica. Por outro lado, 12% da população global - o grupo dos 22 países mais ricos do mundo - consome 80% dos recursos naturais disponíveis. Em cada três segundos que passam, morre uma criança devido à pobreza extrema.

» Em Portugal, estima-se que cerca de dois milhões de portugueses vivem no limiar da pobreza (cerca de 20% do total da população). Existem quase meio milhão de desempregados inscritos nos centros de emprego; estima-se que este seja um valor sub-avaliado, tendo em conta o trabalho clandestino, as situações precárias, até a de profissões liberais que estão a ser afectadas quer pela crise económica, pelas alterações estruturais no mercado de trabalho, assim como a globalização económica mundial.

» Preve-se que em menos de duas décadas, apenas 1/3 da população mundial terá acesso a água potável. Neste momento é do conhecimento público que grandes multinacionais como a Nestlé, estão a comprar grandes reservas de água a nível mundial. Algumas notícias chegam um pouco de todo o mundo, sobre conflitos em torno da água. Preve-se que a água será o petróleo do séc. XXI, que poderá ser a "origem" de guerras com a que se vive hoje no Iraque ou no Afeganistão (motivada pela competição dos EUA e dos países mais ricos pela posse do "ouro negro").

» Os fogos destruiram em Portugal, entre 2003-2006, segundo dados publicados em Diário da República, 240 mil hectares de floresta (valores em média). Para além do desaparecimento de centenas de espécies animais e vegetais, únicas do ecossitema que abrange o território português. Centenas de famílias viram também, as suas vidas, os seus bens, as suas habitações, as suas produções agricolas destruidas.

» As alterações climáticas poderão causar em todo o mundo "maiores consequências do que as duas grandes guerras mundias (Stern)". Portugal está entre os países mais afectados pelas alterações climáticas, sendo que parte da costa portuguesa poderá (previsivelmente) desaparecer.

» A costa portuguesa, tem visto nas últimas décadas, uma destruição ambiental de proporções incalculáveis, com construção desordenada, destruição de dunas, falésias, áreas de nidificação de aves, habitat de espécies únicas da costa Atlântica. Alguns dos maiores crimes ambientais, como a lavagem tanques de navios ao largo da costa, de combustíveis altamente nocivos para o ambiente, são comuns e tem provocado acidentes de consequências catastróficas para o ambiente, as populações e as espécies animais e vegetais únicas desta região (o caso do Prestige, foi só a ponta do Iceberg).

» A situação das reservas ecológicas nacionais (REN) está ser ameaçada sistematicamente pelos interesses económicos, tendo vindo a ser desafectadas algumas das mais importantes áreas, para ali serem desenvolvidos projectos de construção massiva (algumas violando Plano de Ordenamento do Território, outras os Planos Directores Municipais - PDM), como é o caso mais recente, em Paços de Ferreira, onde se permitiu desanexar uma área da REN para a construção de uma unidade fabril da IKEA.

Poderia continuar a enunciar centenas e centenas de outras Verdades Inconvenientes, que não chegaria a esgotá-las a todas. Mas como disse no inicio, estes são os problemas que conhecemos com os quais tomamos contacto, quer por via directa, pela nossa vivência diária dessas situações, quer pelas notícias e pela informação que nos chega através dos media, da blogoesfera, por mail ou por sms.
Perante esta realidade o que podemos fazer? Estamos condenados a desaparecer deste extraordinário Planeta, pleno de Vida, que é um verdadeiro milagre no imenso universo (e que tão pouco conhecemos)? Até quando deixaremos que estas verdades continuem? Podemos aceitar em consciência que estas verdades prevaleçam, que estes problemas persistam? Podemos aceitar como verdades absolutas, sem alternativa, as "soluções" que têem sido apontadas como inevitáveis, em termos de modelos de desenvolvimento humano.
A humanidade tem todos os recursos de que necessita para mudar estas verdades. A riqueza que existe no planeta é suficiente para acabar com todas estas situações. O dinheiro gasto num só tanque de guerra (ex: Tanque M1A2 ABRAMS custa 8 milhões de euros) poderia alimentar alguns pequenos países durante um ano!!! O talento humano, o conhecimento científico, a sabedoria milenar, todo o saber acumulado ao longo da história da humanidade, permitiria resolver muitas das doenças mortais que afectam humanos, e muitas outras espécies...
O que quer que nos esteja "reservado" no futuro, nunca o saberemos. O único momento de que temos "certeza" é o Presente, o Aqui e Agora. Por isso tomemos este momento que temos aqui e agora, para sentirmos, reflectirmos e agirmos no presente. Não precisamos de fazer uma revolução mundial. Não precisamos, necessariamente, de derrubar governos, não precisamos de combater os "Big-Brothers" deste mundo (podemos, se for essa a via que escolhemos para a acção). Começemos antes de mais por fazer a grande e maior de todas as revoluções: a revolução das nossas Consciências. Que cada um de nós faça a sua gota de água, de pequenos passos. Passos que juntos, serão certamente capazes de gerar uma grande onda de mudança (por exemplo). Que esses gestos quotidianos inspirem outros a fazer as suas próprias revoluções, que tomem nas suas mãos a necessidade de preservar a Vida no Planeta, começando na sua casa interior, com a sua ecologia interior, alargando à familia, aos amigos, aos colegas da escola, da universidade, do trabalho. Que essa mudança na consciência se reflicta na ecologia social, no lugar onde habitamos, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa localidade, na nossa região no nosso País.
Bem sei que sou um idealista, que não só acredita, mas que coloca na acção a sua gota de água. Sim, assumo que sou um sonhador, que não desiste do sonho de procurar soluções sustentáveis que possam, não necessariamente "lutar contra" as verdades que aqui descrevi, mas que tragam à consciência, outra forma de estar no mundo, que contribuia para a eliminação das causas do sofrimento e que nutram e alimentem as causas da felicidade deste maravilhoso organismo vivo que é o planeta Terra.
Acredito que neste mundo precisamos de ser muitos mais sonhadores juntos, que acreditem que um Outro Mundo Melhor é Possível. Que possamos unir-nos àqueles que já estão actuando no terreno da acção; desde acções mundiais da ONU, passando pelos empresários, aos movimentos de cidadãos em defesa da sustentabilidade, promovendo os seus princípios fundamentais: as Ecovilas, os Forúns Sociais, os movimentos contra a Fome Mundial, os movimentos que lutam pela utopia ecológica.
Que possamos comungar com todos aqueles que se juntam em
movimentos de Paz, que
apelam, que pedem, que oram e que rezam nos seus templos, que meditam e que seguindo a sua via espiritual, sejam eles cristãos, budistas, muçulmanos, hindus, taoistas, xamãs, ou de qualquer outra via, unindo-se no propósito de desenvolver a Paz no mundo.
Que possamos participar com a nossa Consciência (individual, social e universal) para que este Planeta possa ser sustentável, não apenas por mais uma, mas por outras sete gerações.
O que cada esteja disposto a mudar em si mesmo, é já um primeiro (grande) passo para sermos a mudança que queremos ver no mundo (Ghandi).


Que estas verdades inconvenientes, não retirem a capacidade imensa de co-criar com o Universo um outro Mundo melhor, não só porque é possível, como também, porque é absolutamente indispensável.

Pela minha parte assumo o compromisso que não desistirei de procurar, com criatividade, as soluções que possam contribuir para que essas verdades deixam de o ser. Procurarei trazer aqui ideias, propostas, opiniões, reflexões, que espero poderem ser enriquecidas com o contributo, não só dos companheiros que aqui escrevem comigo, mas de todos os que nos lêem, dos que nos escutam, mas também daqueles que ainda não sabem desta "Consciência" (Social).
Não desistirei desta missão, não desistirei deste sonho, enquanto a Vida correr nas minhas veias, enquanto o meu coração for o tambor da música que me vem da alma, fluindo amor e compaixão pelo planeta, que é casa comum de todos os meus irmãos, humanos, animais, plantas e todos os outros seres sensíveis.

*****

Este Post foi publicado em simultâneo no blog "Semear Criatividade"

Sem comentários: