O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

segunda-feira, junho 09, 2008

Roupa nossa de cada dia

A 23 e 24 de Abril decorreu em Lisboa, no Centro Social da Mouraria, uma reunião da Clean Clothes Campaign - Campanha Roupas Limpas (CRL), que reuniu activistas de vários países europeus. A CRL trabalha em prol da melhoria das condições de trabalho no âmbito da indústria têxtil, informando o consumidor sobre as violações dos direitos dos trabalhadores que muitas vezes se escondem por trás dos artigos de vestuário que compramos. A CRL assume também um papel de pressão junto das empresas, exigindo a responsabilização destas pelos abusos cometidos ao longo da sua cadeia de fornecedores.

Neste encontro estiveram presentes elementos da CRL espanhola, italiana, holandesa, inglesa, assim como investigadores e membros de outras organizações e sindicatos que têm vindo a colaborar com a CRL. A reunião decorreu na sede nacional do GAIA, que procura neste momento dinamizar uma campanha portuguesa.

A Campanha teve origem na Holanda, em 1991, na sequência de uma acção de protesto contra uma cadeia retalhista. Actualmente, está presente em 11 países europeus, procurando cada uma destas campanhas nacionais assegurar o contacto com as empresas com maior peso no mercado, funcionando como observatório das situações em que estas possam estar envolvidas e informando o consumidor sobre a conduta destas mesmas empresas. As campanhas trabalham enquanto plataformas de cooperação entre várias organizações, tais como ONG's, sindicatos, associações de consumidores,...
Na abordagem que é feita aos direitos dos trabalhadores é também tida em conta a questão de género. A indústria têxtil assenta sobretudo no trabalho de mulheres, e quando se fala em defesa de direitos, continua a verificar-se uma diferença na conquista e protecção desses direitos, em função do género.

Há que assumir o impacto social e ambiental que a actual economia de consumo acarreta, onde aquilo que é um direito básico do ser humano pode rapidamente ser encarado como um empecilho a uma qualquer ideia de progresso. A Campanha Roupas Limpas debruça-se sobre uma questão muito específica mas essencial. Cabe-nos a nós estar concientes daquilo que está implícito em cada uma das nossas escolhas. E procurar a mudança, com actos e sem omissões.



Campanha Roupas Limpas
Portugal e o sector têxtil

Os trabalhadores
Portugal é também o oitavo país da União Europeia com maior número de pessoas a operar nos têxteis, sector do qual é o 16.º a apresentar resultados em termos de produtividade. Os números fazem parte da última edição de "Empresas Europeias - factos e números", o retrato estatístico dos sectores de actividade da UE, ontem publicado pelo Eurostat.
Apesar da deslocação de várias empresas para o Leste europeu e para a China, Portugal continua a ter um papel importante nos têxteis, ramo no qual é o primeiro em termos de valor acrescentado criado, segundo a lista de actividades económicas da Comunidade Europeia (NACE). A indústria portuguesa é líder entre os 27 no sector do vestuário e curtumes, seguem-se os têxteis e em terceiro lugar outras indústrias extractivas na lista de actividades em que cada país é especialista. (JN, 16.01. 2008)
A indústria têxtil move-se rapidamente, segundo uma economia de poupança que muitas vezes implica uma economia nos direitos dos seus trabalhadores, tais como o direito à associação ou a um salário digno. Apesar de todas as normas em vigor, Portugal continua a apresentar casos de exploração, tais como casos de trabalho infantil, que se verificam sobretudo no sector do calçado (El Mundo, 27.05.2006).

As empresas
As duas maiores cadeias portuguesas de retalho estão entre as maiores empresas do sector no mundo, segundo o relatório "2008 Global Powers of Retail", ontem divulgado pela consultora Deloitte. (...)A maior empresa portuguesa do sector é a Jerónimo Martins, que ocupa a 138.ª posição, tendo subido 12 posições relativamente ao lugar ocupado no estudo de 2006.A outra empresa portuguesa que está nesta lista é a Modelo-Continente, no 183.º lugar, tendo ganho sete posições desde o relatório de 2006. (...) A Jerónimo Martins opera em Portugal e na Polónia, enquanto a Modelo-Continente, que adquiriu as lojas da Carrefour, está só presente em Portugal. (JN, 16.01. 2008)
Portugal deixou de apenas marcar presença entre os países onde a produção têxtil assenta., fornecendo mão de obra. Hoje em dia destacam-se empresas portuguesas na distribuição em grande de escala, tendo havido uma transição de papéis.



www.gaia.org.pt
www.roupaslimpas.wordpress.com
roupaslimpas@gmail.com

Sem comentários: