O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

segunda-feira, julho 07, 2008

Usar comida para combustíveis não é a solução!!


De acordo com um estudo recente (publicado na Science e noticiado pelo Público) os biocombustíveis só contribuem para piorar o ambiente mais do que melhorar.

Carros eléctricos sim, são uma excelente solução!


Sabe-se que o CO2 fica retido nas florestas que são destruídas para crescer as culturas do biodiesel. A melhor alternativa são carros eléctricos e sobertudo usar mais transportes públicos, restando o transporte individual para quem realmente precisa.

A questão da comida é que é necessário focar mais na produção local que custa menos (não involve custos de transporte aéreo ou terrestre) e é melhor para o ambiente (e induz mais comércio local no interior). A longo prazo a agricultura biológica e de policultura é melhor porque os solos mantém-se produtivos e saudaveis durante muito mais tempo, nao ha contaminação com quimicos perigosos dos escassos lençóis de água, nem OGMs (perigos de contaminação genética) e a policultura permite crescer por exemplo árvores de fruta juntas com vegetais, o que aumenta a retenção de água no solo e sequestramento de mais CO2.

Em síntese, carros eléctricos e agricultura local e biológica (policultura) são as soluções chave para as presentes crises

1 comentário:

sa.ra disse...

Sem dúvida!

beijoca

dia muito feliz!