O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

sexta-feira, setembro 19, 2008

Greve na cidade do automóvel: Associações celebram Dia Sem Carros

Existe a ideia estabelecida de que o automóvel é o meio de transporte mais cómodo e prático para as deslocações na cidade . Será isso verdade? O GAIA e a Casa da Horta vão assinalar o dia 22 de Setembro – Dia Sem Carros - com a realização de uma Corrida Intermodal e com debates e projecções de filmes sobre mobilidade. Esta Corrida Intermodal, já realizada noutros países, pretende olhar de perto a realidade da mobilidade no meio urbano. Serão quatro pessoas a fazer a mesma viagem, com os mesmos pontos de partida e chegada. Cada uma fará o percurso usando um meio de transporte diferente - a pé, de bicicleta, de carro e de transporte(s) público(s) - e poderá escolher o melhor trajecto.

No dia 22 de Setembro celebra-se em várias cidades do mundo o Dia Sem Carros. O objectivo deste dia é alertar para o impacto da presença do automóvel nas cidade e divulgar formas alternativas de mobilidade.

A cidade do Porto não adere oficialmente à iniciativa mas isso não impede a sociedade civil de apontar este importante problema.

Esta experiência isolada proporcionará material de reflexão para uma uma mobilidade consciente, sustentável e saudável. Por essa razão iremos também realizar um debate no dia seguinte (dia 23, terça-feira, 22h15), na Casa da Horta, acerca dos resultados. Antes do debate, às 21h30, será projectado o vídeo Sociedade Automóvel, de Branca Nunes e Thiago Benicchio. No domingo anterior (dia 21 de Setembro), também na Casa da Horta, será projectado o documentário The end of suburbia (O fim dos subúrbios), sobre o esgotamento do petróleo.

Originalmente, as cidades foram criadas para as pessoas. A palavra cidade vem do latim civis que significa cidadão - os indivíduos que têm direitos. Mas no início do século XX, com a invenção do automóvel, as cidades começaram a ser planeadas cada vez mais no sentido de favorecer a circulação dos automóveis. Aos poucos, tornaram-se locais hostis para quem anda a pé e, pode-se dizer, à vida humana em geral. No futuro, a cidade deve deixar de incentivar o uso do automóvel. No momento presente, na cidade em que nos encontramos, é importante perguntar que papel cabe a cada um de nós.

Links sobre a temática:
http://www.worldcarfree.net
http://www.mobilityweek.eu/

https://gaia.org.pt

http://casadahorta.pegada.net/

Sem comentários: